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6 atitudes para ter um coração mais saudável


Alguns hábitos como passar o dia inteiro sentada, não cuidar da alimentação e não praticar atividade física, podem prejudicar seu coração e, infelizmente, causar até a morte. Por ano, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 30% das mortes registradas no Brasil. As principais causas são o infarto, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e a morte súbita. “Os principais cuidados com a saúde do coração estão diretamente relacionados a fatores comportamentais, hábitos que podem ser incorporados no nosso dia a dia e que não custam nada, a não ser determinação”, ressalta o cardiologista Luiz Pereira de Magalhães, Presidente da SOBRAC.

1. Cuide da alimentação!

Evite frituras e o excesso de gordura saturada, açúcar e embutidos. Prefira gorduras chamadas “boas”, presentes no azeite, óleo de soja e milho e em seus derivados, como os cremes vegetais. Adicione ao cardápio as frutas, legumes, verduras, pois são boas fontes de vitaminas, minerais e fibras. “A aveia é uma ótima opção para ser incluída ao longo do dia, pois contém fibras solúveis que ajudam a diminuir a absorção do colesterol”, comenta a nutricionista Bianca Chimenti.

2. Mexa-se no trabalho!

Ficar a maior parte do dia sentada engorda, faz mal para a coluna, dificulta a circulação, dá varizes e pode complicar a saúde do coração. A dica é levantar da cadeira a cada 40 minutos para ir até o bebedouro (evite deixar a garrafinha na mesa) e beber pelo menos 100 mililitros de água. Com isso, você dilui o sangue e reduz o risco de formação de trombos (coágulos de sangue na circulação sanguínea). Vá ao banheiro sempre que sentir vontade. Assim, você evita segurar o xixi por muito tempo, o que aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial e estressando o sistema cardiovascular. Você também pode aproveitar para esticar as pernas e estimular a circulação: “Em pé, suba e desça o calcanhar, apoiando-se na ponta dos dedos para estimular os músculos da panturrilha e melhorar o retorno do sangue para o coração. Repita por 30 segundos em cada lado, de manhã e à tarde”, sugere a cardiologista Janieire Alves, da Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (Incor).

3. Aposte na dieta mediterrânea

A ciência comprovou o que os especialistas defendem há anos: a dieta mediterrânea faz bem ao coração. Um cardápio rico em peixes (salmão, atum), azeite extravirgem, frutas frescas e castanhas, verduras e legumes – alimentos consumidos nos países banhados pelo Mar Mediterrâneo – reduz em 30% o risco de eventos cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. A dieta também sugere o consumo moderado de queijos e vinho tinto. Esses e os outros itens acima são encontrados no Brasil, mas você pode substituí-los por opções mais acessíveis, sem comprometer os efeitos benéficos do cardápio original.

4. Moderar no sal

Se você é fã de sopa e macarrão instantâneos, cuidado: eles têm muito sódio – substância que, em excesso, se torna inimiga do coração (e da barriga chapada!). Então, modere o consumo e leia o rótulo, pois algumas marcas chegam a ter sete vezes mais sódio que outras. A boa notícia: por definição do Ministério da Saúde, os fabricantes têm até 2014 para reduzir esse item dos produtos instantâneos e de outras 15 categorias de alimentos, como salgadinhos de milho, batata palha e biscoitos recheados. Mas, desde já, você pode economizar no sal de cozinha. “Dois gramas desse tempero (o equivalente a uma colher de café) têm cerca de 400 miligramas de sódio (quase 1/5 da dose diária máxima para um adulto saudável)”, diz Roseli Rossi, nutricionista da Clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo. Aderir ao sal light e ervas podem ajudá-la nessa missão.

5. Pratique atividade física e combata o colesterol alto

A alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos aeróbicos, pelo menos três vezes por semana, são medidas importantes para manter a saúde do coração. Além de ajudar na melhoria das condições do corpo, a realização de atividades físicas favorece a diminuição do colesterol ruim (LDL) e aumenta o nível do bom (HDL) no sangue. “Escolha uma atividade física que te dê prazer e pratique regularmente. Vale tudo: natação, corrida, bicicleta e assim por diante”, fala o cardiologista do Hospital Niterói D’Or Rafael Vilanova.

6. Fuja do tabagismo

Fumantes correm 70% mais risco de sofrer um infarto em comparação com quem não fuma, porque o cigarro abre as portas do corpo para fatores de risco para a doença: promove o depósito de colesterol na parede das artérias e a oxidação dele (favorecendo a formação de coágulos que podem provocar ainda um derrame cerebral) e facilita a coagulação do sangue (dificultando a circulação). “Mais da metade dos pacientes com doenças coronárias é fumante”, aponta o cardiologista Ricardo Pavanello, do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo. Se você toma pílula anticoncepcional, então, o perigo aumenta. “O estrogênio presente no remédio faz o sangue coagular mais rápido, aumentando os riscos de formação de trombos”, diz o cirurgião vascular Ricardo Aun, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Fonte: www.boaforma.abril.com.br

Endereço

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Horários

Segunda a Sexta: 7h às 19h

Sábado: 8h às 12h

ECODOPPLERCARDIOGRAMA INFANTIL

Exame não invasivo, indolor e de fácil realização, realizado por Cardiologista Pediátrico. Utiliza aparelho de ultrassom (o mesmo que ecografia) para analisar a estrutura (anatomia) e funcionamento do coração infantil. Importante para diagnosticar ou acompanhar alterações na saúde do coração. Utiliza o Doppler, recurso digital que analisa mais precisamente o fluxo do sangue do interior do coração.

Preparo

Entrega do Resultado

Em 3 dias úteis, não disponível on-line.

M.A.P.A. (Monitorização ambulatorial da pressão arterial)

Exame ambulatorial de uma dia de duração, o paciente leva um pequeno aparelho de medir pressão e seu manguito após instalação na clinica. Realizado sem a presença do médico. Consiste em medições digitais contínuas da pressão arterial, em intervalos de até 15 minutos, dormindo-se com o aparelho. Analisa a curva de pressão arterial (sistólica e diastólica) nas 24horas e sua relação com o ritmo de vida de cada um. Deve ser realizado com a máxima calma e paciência, o que pode influenciar no bom resultado do exame.

Preparo

Entrega do Resultado

Em 3 dias úteis, não disponível on-line.

HOLTER - E.C.G. DE 24 HORAS

Exame ambulatorial de uma dia de duração, o paciente leva um pequeno aparelho de Eletrocardiograma e seus cabos com eletrodos (adesivados na pele) após instalação na clínica. Realizado sem a presença do médico. Consiste no registro contínuo da atividade elétrica do coração nas 24 horas, analisando as batidas cardíacas, seu ritmo e sua relação com o dia de cada um. Deve ser realizado com a máxima calma e paciência , o que pode influenciar no bom resultado do exame.

Preparo

Entrega do Resultado

Em 3 dias úteis, não disponível on-line.

ECODOPPLERCARDIOGRAMA

Exame não invasivo, indolor e de fácil realização, realizado por Cardiologista. Utiliza aparelho de ultrassom (o mesmo que ecografia) para analisar a estrutura (anatomia) e funcionamento do coração. Importante para diagnosticar ou acompanhar alterações na saúde do coração. Utiliza também o Doppler, recurso digital que analisa mais precisamente o fluxo do sangue do interior do coração.

Preparo

Entrega do Resultado

Em 3 dias úteis, não disponível on-line.

M.R.P.A. (Monitorização residencial da pressão arterial)

Exame ambulatorial de 4 dias de duração, o paciente leva um pequeno aparelho de medir pressão e seu manguito, retirando o aparelho após cada medição e não dormindo com ele. Analisa de forma menos intensiva que o seu similar (o M.A.P.A.) a pressão durante 4 dias. Deve ser realizado com a máxima calma e paciência, o que pode influenciar no bom resultado do exame.

Preparo

Entrega do Resultado

Em 3 dias úteis, não disponível on-line.

TESTE ERGOMÉTRICO CONVENCIONAL

Exame que depende de caminhada em esteira, de 5 a 10 minutos de duração, de dificuldade média a grande, requer esforço físico e força de vontade, não utiliza máscara, apenas adesivos (eletrodos) na pele. Realizado por cardiologista. Analisa a resposta dos dados cardíacos como pressão arterial e pulsação, além de sinais e sintomas diante de esforço físico progressivo (estresse). Respeita-se de forma absoluta as limitações e privacidade individuais. Só é realizado com indicação e autorização médicas e possui risco inerente ao exercício, proporcional a cada um.

Preparo

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Logo após o exame

ECOGRAFIA (OU ULTRASSONOGRAFIA) COM OU SEM DOPPLER DE CARÓTIDAS E OUTROS ÓRGÃOS

Exame não invasivo, indolor e de fácil realização. Ecografia abdominal e prostática requer preparo (jejum e bexiga plena). Realizado por médico Radiologista ou Cardiologista. Utiliza aparelho de ultrassom (o mesmo que ecografia) para estudar a anatomia e fluxo arterial nos diversos órgãos internos. Importante para diagnosticar e acompanhar alterações na saúde desses órgãos. No caso do exame das artérias carótidas auxilia a avaliação de aterosclerose (endurecimento e placas de gordura) arterial. Utiliza o Doppler, recurso digital para análise de fluxo sanguíneo.

Preparo

Entrega do Resultado

Em 3 dias úteis, não disponível on-line.

S.R.A. (Stroke Risk Analysis-Análise de Risco de Derrame Cerebral)

Exame não invasivo, indolor e de fácil realização, sem a presença médica. O paciente fica uma hora com um pequeno aparelho de Eletrocardiograma e seus cabos com eletrodos (adesivados na pele), após instalação na clínica (não precisa ficar na clínica nesse tempo) . Analisa parâmetros do Eletrocardiograma que predizem arritmias como a Fibrilação Atrial que aumentam o risco de AVC (derrame cerebral).

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